top of page

Carreira de Enfermeira: frustração e estagnação profissional

Atualizado: 8 de abr. de 2023

Leia e veja se acontece isso com você.

Os sentimentos de impotência, desânimo e frustração que as enfermeiras sentem após 6 , 8 ou 10 anos de formadas são decorrentes por fazer a graduação de enfermagem, muitas vezes, com dificuldades, possuir três a quatro pós-graduações, realizadas sem direcionamento estratégico e após alguns anos continuar no primeiro emprego, na mesma instituição, setor e cargo.

Fica pensando: logo serei reconhecida e valorizada profissionalmente como recompensa do meu esforço. Porém, esse sonho vira um pesadelo e não se transforma em realidade. Na maioria das vezes, é assim que acontece e, gera com o passar dos anos uma grande desmotivação na carreira de enfermeira.

Com a decepção, começa a refletir, será que o meu esforço não valeu a pena? Desperdicei o meu tempo e o meu dinheiro nessa carreira?

"Sentir-se frustrado na própria profissão é um dos maiores sinais de que está na hora de se reinventar." Beatriz Mello

A frustração despende muita energia física e emocional. É a sensação de que o meu empenho no trabalho não foi suficiente. Devo desistir de ser enfermeira? E que caminho tomar?


"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo." Peter Drucker

O que fazer com a frustração enfermeira?

  1. Desenvolver o autoconhecimento: olhar para dentro de você; escutar e perceber o que o seu corpo e a sua emoção falam para você. O que devo fazer para ter equilíbrio físico, emocional, profissional e financeiro?

  2. Aceitar o que aconteceu: não se conformar, e aceitar o passado para modificar o presente e o futuro. O que aprendi com o que aconteceu na minha carreira? Tudo o que acontece na vida a responsabilidade é nossa, então vamos planejar, escolher novos caminhos, dar outro significado, fechar o ciclo e abrir-se para o novo.

  3. Estabelecer objetivos: elaborar um objetivo para sair da estagnação e alavancar a carreira de enfermeira. Comece com um objetivo e liste quatro metas para alcançar esse objetivo. Assim que finalizar esse objetivo, estabeleça outro. Você está ferido, comece com um objetivo, alcance e se fortaleça para ir mais longe e com um objeto mais complexo.

  4. Expectativas: quando falei acima para começar com um objetivo, é para você não arriscar alto e criar muitas expectativas, ser muito exigente com você mesmo. Seja bem realista para poder se sustentar.

  5. Paixão: descubra a paixão da sua vida no trabalho. A enfermagem é muito ampla, não cabemos em todos os lugares e nem todo lugar nos cabe.

  6. Gratidão: escreva suas conquistas em um caderno e agradeça de todo o coração. Ainda, sugiro que faça uma retrospectiva começando com o primeiro dia da faculdade até hoje e veja quantos motivos você tem para ser grato. A frustração coloca uma venda na mente não permitindo que lembre e visualize as suas vitórias.

Lembre-se, em alguns momentos em nossa profissão a frustração poderá acontecer, porém, se você usa esses momentos para aprendizagem e crescimento, quando ela vier e virá, estará mais forte para combatê-la.


Se fez sentido para você, poderá fazer para as suas amigas, por isso, compartilhe sem moderação.

Não esqueça de deixar o seu comentário é importante para planejar o próximo artigo.


Kommentare


bottom of page